Chatbot WhatsApp torna-se o melhor sistema de atendimento online

Facebook
Pinterest
WhatsApp

Sumário

Muitos empreendedores não compreendem o porquê o Chatbot WhatsApp é o melhor sistema de atendimento online, afinal de contas, a função dele não é apenas atender?

Neste post, iremos lhe mostrar que não, que o Chatbot Whatsapp consegue ser muito mais do que uma ferramenta de atendimento.

Portanto, neste post falaremos tudo o que você precisa saber sobre o assunto, com todos os detalhes.

O que é Chatbot Whatsapp?

Chatbot Whatsapp pode ser considerado uma assistente virtual desenvolvido para ser integrada em uma determinada plataforma e executada de diversas maneiras.

O objetivo da utilização de um Chatbot é conseguir otimizar o tempo e melhorar a experiência do usuário, seja ele o próprio empreendedor ou um cliente.

Com o avanço da tecnologia, houve muita evolução ligada à Inteligência Artificial, o que influenciou no aprimoramento de robôs para que eles se tornassem um sucesso.

Por ser uma ferramenta que pode ser utilizada em diversos contextos e não somente no atendimento, como as pessoas acham, a ingressão dos chatbots nas empresas se tornam naturais e eficientes.

Para saber melhor como funciona um sistema de atendimento chatbot WhatsApp acesse nosso artigo https://geobot.org/o-que-e-chatbot-whatsapp-e-como-funciona/

Onde o Chatbot Whatsapp pode ser utilizado?

Apesar de algumas pessoas considerarem que o Chatbot pode ser utilizado somente com o intuito de trocar mensagens com os clientes, mas isso não é verdade.

Através do Chatbot você consegue atuar em várias frentes, como:

– Marketing Digital:

O Chatbot visando o marketing tem como foco ajudar no engajamento de novos leads que estão começando a se relacionar com a marca.

Entretanto, a ferramenta consegue ajudar na conversão também de visitantes para leads e a geração de leads através do WhatsApp.

Assim, de maneira geral, o Chatbot consegue oferecer para a sua empresa quando pensamos em marketing os seguintes requisitos:

  •       Captação de novos leads;
  •       Qualificação de novos leads;
  •       Enviar conteúdos de acordo com a etapa no funil de vendas;
  •       Coletar dados a respeito dos clientes.

– Vendas:

Além de ser utilizado para marketing, você pode utilizar o Chatbot para melhorar as vendas do seu negócio.

Assim, além de cuidar de processos de vendas, você pode, como mencionei anteriormente, cuidar dos leads e claro do pós-venda.

Hoje em dia o cliente não gosta de receber ligações de cobranças, pois entende que esse tipo de situação é invasiva.

Por outro lado, é possível enviar mensagem e tentar se relacionar com o cliente para ajudá-lo a resolver o problema em questão.

Esse tipo de comportamento é muito comum entre as empresas contratadas por bancos para lidar com crédito em atraso.

Neste caso, as empresas visam se comunicar com o cliente para oferecer opções de pagamentos e tornar o processo menos desconfortável com o cliente.

– Produtividade:

Outra maneira de utilizar o Chatbot é através de atividades burocráticas como atualização de projetos, lembretes e até atualização de vendas de produtos.

Tudo isso pode acontecer via chat, aonde você irá se certificar que o Chatbot seja integrado em sua empresa e programado para oferecer essas atualizações a você.

– Atendimento:

E por último, mas não menos importante, o Chatbot é muito importante para o atendimento ao cliente de forma direta, como um suporte.

Assim, se o seu negócio deseja otimizar o atendimento, atender mais clientes em menos tempo, o uso do chatbot é essencial.

A partir da assistente virtual você consegue atender mais pessoas com problemas nível 1, enquanto o atendimento humano foque mais no cliente em situações complexas.

Ao contrário do que muitas empresas acham, o atendimento do Chatbot Whatsapp não vai substituir o atendimento humano.

Na verdade, uma equipe de atendimento humano age em conjunto com os atendentes medindo forças e conquistando mais clientes.

Por que o Chatbot WhatsApp se torna o melhor sistema de atendimento online?

Mulher segurando ícone verificado - atendimento online

#1 – 24 horas:

O atendimento a partir de um Chatbot WhatsApp tem como uma de suas maiores vantagens a disponibilidade de poder atender o cliente todos os dias da semana e em qualquer horário.

Como se trata de um sistema de automação, que irá responder os usuários de acordo com as perguntas feitas por eles, não é preciso manter um atendimento humano o tempo todo.

A ideia é que assim que o cliente entre em contato o chatbot já o receba com uma mensagem e apresenta o horário de atendimento humano.

Em casos em que o cliente precisa de atendimento e o nível de dificuldade é considerado 1, ou seja, simples, o próprio chatbot pode responder às dúvidas e concluir o atendimento.

#2 – Gera mais clientes:

Você empreendedor deve saber que manter um negócio funcionando 24 horas gera um custo considerável, né?

Imagina só manter uma equipe de atendimento todo esse período? Não dá né? Afinal de contas, o negócio não ia ter como se sustentar muito tempo.

Além disso, sabemos que o cliente está cada dia mais exigente e com o dia a dia corrido, eles desejam poder escolher quando e em que hora comprar um produto.

Assim, se ele sentir que tem um problema no seu produto que precisa ser resolvido e ele só tem tempo para falar com você na sexta-feira a noite, a solução precisa ser imediata, principalmente se ela for simples.

Com a ajuda de um chatbots a sua empresa consegue manter o atendimento ao cliente a qualquer hora, priorizando problemas nível 1 e 2.

#3 – Aumenta a produtividade:

O Chatbot Whatsapp é ótimo para aquelas empresas que desejam diminuir o atendimento humano para questões simples, colocando-os para atender clientes que apresentam problemas complexos.

A ideia é que seja reduzido gargalos no atendimento, eliminando qualquer problema de nível 1, que vai variar de empresa para empresa.

Assim, além de evitar que o cliente fique em uma fila que parece não ter fim, o atendimento humano pode se concentrar nas solicitações mais complexas.

O cliente, claro, irá agradecer, e você vai ganhar pontos com ele, ao oferecer um atendimento de qualidade e rápido.

#4 – Agilidade:

Por serem robôs, é comum os Chatbots conseguirem executar tarefas mais rápido que um humano.

Assim, a aplicação da ferramenta em um negócio permite que os funcionários humanos foquem em ações mais estratégicas para alavancar as vendas.

#5 – Treinamento:

Você pode aplicar os Chatbots de maneira interna no seu negócio também, melhorando a produtividade da sua equipe como um todo.

É comum algumas empresas utilizarem essa tecnologia para apresentar novos produtos e realizar treinamentos com a sua equipe.

Neste caso, a ferramenta consegue especificar o produto e passar vídeos de apoio, além de gerar um passo a passo de como funciona a política da empresa.

#6 – Atualizações:

Uma das minhas coisas favoritas de utilizar o Chatbot é a habilidade e o fato dele conseguir enviar atualizações de estoque, produtos e vendas para o chat.

Neste caso, ele a cada venda realizada ele atualiza no chat e avisa que um produto foi vendido e precisa ser preparado para entrega.

Essa situação ajuda muito em diversas situações, principalmente porque mantém a equipe informada no que está acontecendo e principalmente em casos de devolução.

#7 – Diversifica o atendimento:

Diferente de um atendimento humano em que você precisa colocar para atender pessoas específicas dentro de áreas específicas, o Chatbot Whatsapp não precisa disso.

Na verdade, você consegue usar o Chatbot para fazer atendimento em diversos setores como vendas, suporte e financeiro.

Cada um desses setores terá níveis de dificuldade de atendimento e se tratando de uma necessidade complexa o bot irá passar para o suporte humano.

Entretanto, em casos de níveis de atendimento simples, ele mesmo irá orientar o cliente que não vai precisar encarar filas para ter a solução do problema.

Uma das principais maneiras de usar o Chatbot Whatsapp em diversos setores, principalmente no processo financeiro, incluem:

  •       Cobranças;
  •       Emissão de boletos para o cliente;
  •       Notificações de pagamento.

#8 – Atualização de projetos:

É comum que o Chatbot seja utilizado em empresas como um atualizador de projetos também, criando tarefas e compromissos.

Esses detalhes vão te ajudar a diminuir o trabalho dos seus funcionários, possibilitando que eles foquem em outras atividades que agreguem valor ao negócio.

#9 – Geração de leads:

Falamos de maneira geral inicialmente sobre a geração de leads com o Chatbot Whatsapp, mas ele, na verdade, vale um item somente para ele.

Através de notificações, enviadas para as pessoas que aceitam receber essas mensagens, o sistema de Chatbot Whatsapp pode iniciar a conversa para que ao final, se necessário, um vendedor humano possa finalizar a compra.

Ou seja, além de atender aos clientes, o Chatbot consegue ser mais assertivo na sua estratégia se ele for programado para isso.

#10 – Diminui o custo:

O Chatbot Whatsapp agrada os empreendedores de diversas maneiras, mas, um dos pontos de mais destaque está em ser possível reduzir o custo final da empresa.

Assim, a empresa consegue organizar melhor a jornada de trabalho dos colaboradores e evitar que a equipe faça horas extras sem nenhuma necessidade.

Além disso, com a possibilidade de um atendimento rápido via Whatsapp, os clientes passaram a migrar para o mundo online, minimizando os custos de ligações também.

Ou seja, quanto mais moderno a sua empresa for, menos recurso ela irá gastar para com alta qualidade os seus clientes.

#11 – Diferencial no pós-venda:

Da mesma forma que o Chatbot consegue ser mais preciso e mais ativo na geração de leads, eles também conseguem manter uma relação próxima com o cliente em casos de pós-venda.

As empresas que visam cuidar do seu cliente mesmo após vender para eles, conseguem retê-los.

Um levantamento nos Estados Unidos apontou que uma empresa consegue reduzir em até 82% o custo final da empresa ao cuidar do pós-venda.

Isso acontece porque o custo de manter um cliente é menor que adquirir um novo, já que precisa levá-lo a uma nova jornada de compra.

Além disso, entender se o cliente teve as expectativas dele atingida e se colocar à disposição para futuras compras é fundamental.

Agora que você já sabe por que o Chatbot Whatsapp é o melhor sistema de atendimento online, é interessante que você comece a avaliar a importância dele dentro do seu negócio e como você pode aplicá-lo.

Caso tenha ficado com alguma dúvida sobre o assunto, deixe uma mensagem no espaço dos comentários para podermos lhe ajudar.

Grande abraço e te espero no próximo post.

Facebook
Pinterest
WhatsApp
Automação atendimento WhatsApp
Atenda 24h por dia, e conquiste melhores resultados em seu negócio com a nossa automação.
GRÁTIS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima