13 Vantagens em ter um sistema de atendimento Chatbot WhatsApp

Facebook
Pinterest
WhatsApp

Sumário

Quer saber quais são as vantagens de usar um sistema de atendimento Chatbot Whatsapp, para o seu negócio? Se prepare aí então e leia esse conteúdo até o final!

Não é de hoje que sabemos que os aplicativos de mensagens como o Whatsapp vêm oferecendo aos clientes uma experiência melhor ao contatar o suporte de uma empresa.

São mais de 2 bilhões de usuários utilizando o aplicativo no mundo inteiro, onde 140 milhões estão no Brasil, segundo a pesquisa da Statistica.

Avaliando esses números, decidimos criar um conteúdo onde lhe apresentaremos o porquê um sistema de atendimento Whatsapp pode gerar muitos benefícios para a sua empresa, diante do crescimento de usuários.

Vamos lá?

13 vantagens de usar um sistema de atendimento Chatbot Whatsapp

Chatbot software application for modish online business that automatically reply to customer questions

#1 – Humanização do processo de atendimento Chatbot Whatsapp:

Não tem nada pior do que você buscar pelo suporte de uma empresa e sentir que não está recebendo a devida atenção, não é?

Assim, mesmo que muitas empresas optem por um atendimento inicial com chatbots, eles são construídos para parecer o mais humano possível.

A ideia é que o cliente, desde o início, sinta que esteja falando com alguém que possa entender os seus problemas.

Um sistema de atendimento Chatbot Whatsapp consegue oferecer aos clientes esse contato humanizado, por isso, a conversa pode, inclusive, ser mais informal.

Desta forma, as chances da sua empresa se manter próxima e conectada com o cliente é maior.

#2 – Atendimento Omnichannel para os seus clientes:

A cada dia que passa o atendimento Omnichannel é indispensável para as empresas que desejam melhorar a experiência do cliente.

O atendimento Omnichannel é a maneira encontrada pelas empresas para oferecer aos seus clientes uma experiência de compra perfeita, independentemente do local que ele finalize a compra.

Assim, se o cliente começar a comprar online, mas, for tirar dúvidas via Whatsapp a sua empresa saberá do que se trata, pois, os canais estão integrados.

Portanto, junto com outros canais e ferramentas, você consegue oferecer uma jornada de compra contínua, não importando o caminho que o usuário decida se comunicar com o seu negócio.

#3 – Integração do Chatbot Whatsapp com o seu CRM:

Outra vantagem muito interessante de usar um sistema de atendimento Chatbot Whatsapp, é a possibilidade de conectá-lo ao seu CRM.

A partir do API você consegue integrar o aplicativo de mensagem com toda a sua infraestrutura de atendimento ao cliente.

Através dessa funcionalidade, as conversas serão inseridas no seu CRM, onde toda a equipe de vendas poderá consultar quando desejar.

Ou seja, a ideia não é somente utilizar o Whatsapp como uma maneira de contato direta com o cliente, mas também para tornar a experiência dele melhor e ajudar a vender mais.

Portanto, com as informações oferecidas, os funcionários poderão usá-las para oferecer serviços complementares aos já adquiridos ou a novas necessidades.

#4 – Maior chance de automatizar:

Não adianta muito a sua empresa ter um Whatsapp e o cliente ter que esperar horas para receber uma resposta, certo?

Antes de se aventurar em um novo canal de atendimento, você precisa criar um planejamento e ter disponibilidade, para que não ocorra o efeito contrário do qual busca.

Uma ótima alternativa de fazer isso é contar com automatização do aplicativo.

Caso a sua empresa receba um grande número de chamados, é quase impossível querer que apenas humanos deem conta, certo?

Automatizando você consegue diminuir de forma significativa a fila de espera, reduzindo o atendimento, garantindo agilidade e deixando o cliente mais feliz.

A parte boa é que no Whatsapp Business você consegue implantar os chatbots, para obter maiores automatizações.

Desta forma, os seus clientes nunca ficarão sem respostas para as perguntas e a necessidade de suporte.

Entretanto, é importante que você tenha atenção, pois, a ideia aqui não é substituir o atendimento humano, viu?

Neste caso, sempre que o atendimento automático não for o suficiente, você precisa direcionar o seu cliente para uma equipe que resolva o problema.

Portanto, ter pessoas capacitadas ainda é importante, mesmo que em menor quantidade.

#5 – O atendimento Chatbot Whatsapp é mais rápido:

Quando você tem uma dúvida sobre algum produto e precisa resolver o problema rápido, o que você faz? Envia um e-mail ou busca saber se a empresa tem um Whatsapp para lhe atender rapidamente?

Normalmente, a segunda opção é a resposta mais frequente e a lógica do seu cliente é a mesma.

Se o seu negócio oferece um atendimento via Whatsapp, ele sempre vai preferir falar com você por esse meio, já que é mais rápido.

Assim, o canal é uma ótima alternativa para aqueles clientes que não tem tempo de ficar esperando em uma ligação ou uma resposta via e-mail.

#6 – Autoridade:

Utilizando o Whatsapp Business você passa a ter um perfil comercial que irá lhe garantir um contato mais seguro, pois, se trata de um acesso profissional entre você e o cliente.

Ou seja, essa é uma ótima maneira de você mostrar o quão segura a sua empresa é.

Além disso, a Meta, proprietária do Whatsapp, libera selos de Conta comercial oficial, para as empresas grandes e marcas conhecidas.

Por fim, através do contato personalizado, você tem acesso a métricas que podem te ajudar a direcionar melhor o seu marketing digital, tornando-o mais eficiente.

#7 – Está disponível 24 horas durante 7 dias:

Se você tem um negócio online, deve saber que não existe uma hora certa para um usuário comprar um produto seu, certo?

Tudo irá depender da disponibilidade do próprio consumidor, seja manhã, tarde, noite ou madrugada.

Quanto mais flexível for o horário de atendimento da sua empresa, mais ela será capaz de gerar vendas.

E, claro, uma das vantagens de um sistema de atendimento Chatbot Whatsapp está na possibilidade de ficar disponível 24 horas, todos os dias da semana, mesmo que tenha feriados.

O melhor de tudo é que não terá nenhum custo adicional, ao contrário das horas extras remuneradas que o meio físico exige.

#8 – Personalização:

Realizando um atendimento Whatsapp com a ajuda de um sistema, você pode personalizar o serviço e então alinhar as necessidades dos consumidores.

Como o aplicativo lhe dá a chance de enviar vídeos, imagens e emojis, a comunicação fica mais dinâmica, podendo ocorrer adaptações caso necessário.

Desta forma, o cliente se sente mais próximo do seu negócio e com uma experiência positiva, passa a indicá-la a amigos e familiares.

#9 – Economia:

Com a ajuda de um sistema de atendimento Chatbot Whatsapp você consegue minimizar também os custos finais da sua empresa.

Uma operação de telemarketing, certamente tem um custo alto no final do mês, não é? Afinal de contas, é preciso realizar a contratação de carteira assinada.

Na melhor das hipóteses, você pode criar um regime de trabalho temporário, mas, para manter por meses, será necessário reduzir o time ao máximo.

Por outro lado, com um sistema você pode criar um canal de atendimento onde diversos atendentes podem ter acesso em simultâneo, atendendo, dependendo da necessidade de cada um, entre 4 e 5 clientes ao mesmo tempo pelo Whatsapp.

Entretanto, isso não acontece se o serviço oferecido é de telemarketing ou SAC por telefone.

#10 – Crie links compartilháveis:

Sabemos que levar o cliente final à sua página de compra hoje em dia não é mais tão barato a partir de anúncios, não é?

Cada dia mais empresas ingressam no mundo online e passam a competir com você diretamente por clientes.

Mas, com a ajuda do Whatsapp na versão Business, você consegue de maneira simples, rápida e prática enviar links curtos.

Assim, você pode enviar links do site da empresa ou da rede social, visando qualificar o lead e ao mesmo tempo, melhorar o tráfego na página, pagando menos.

#11 – Tempo é dinheiro:

Quanto mais rápido você responder o seu cliente, mais feliz ele vai ficar com a sua empresa.

Não é por acaso que os clientes se utilizam de aplicativos de mensagem, afinal, eles desejam receber as respostas quase que imediatamente.

Assim, quando eles entram em contato com a sua empresa pelo Whatsapp, principalmente para resolver um problema, eles esperam que a resposta seja rápida.

Inclusive, o Whatsapp criou uma regra para, inclusive, pressionar as marcas a responderem rápido, onde o tempo máximo de resposta é de 24 horas.

Assim, caso a empresa não responda dentro desse prazo, ela vai precisar pagar para poder responder o mesmo cliente.

A ideia de um sistema de atendimento Chatbot Whatsapp pode te ajudar a resolver o problema, ao personalizar um chatbots de acordo com a demanda.

Uma ótima maneira de atender um grupo grande de clientes é utilizando respostas predefinidas, economizando tempo e energia da equipe, até que o cliente aponte o problema ou a dúvida.

#12 – Pesquisa de mercado com o atendimento Chatbot Whatsapp:

Além de ajudar o seu negócio a oferecer um atendimento de alta qualidade, um sistema é perfeito para você conseguir coletar o feedback do seu cliente.

A ideia é que você aproveite o tempo que terá com o seu cliente para desenvolver uma pesquisa de mercado e melhorar os seus produtos e serviços.

Outro ponto muito interessante é que você consegue saber de onde eles estão vindo para comprar o seu produto.

Assim, você consegue verificar quais trabalhos de marketing estão realmente funcionando e o que precisa ser melhorado.

Portanto, aproveite para depois do atendimento ou ao final dele, enviar perguntas ao cliente relacionado a sua empresa.

As chances de resposta neste caso são muito maiores do que se você enviar um e-mail com formulário.

#13 – Oferece indicadores e relatórios:

Por fim, não podemos esquecer de indicadores de resultados e relatórios como uma das grandes vantagens de utilizar um sistema de atendimento Chatbot Whatsapp.

Tanto os indicadores quanto os relatórios são fundamentais para que você consiga entender como está o desempenho da equipe como um todo.

A partir de um sistema, você consegue dados e informações de todos os canais de atendimento, conseguindo tomar a decisão de maneira embasada e não a partir de achismo.

Além disso, você não vai precisar se deslocar pelo departamento de atendimento para entender o que se passa por lá.

Com os dados você consegue também desenvolver melhores estratégias que irão te ajudar a:

  • Captar clientes;
  • Reter mais clientes;
  • Fidelizar os clientes que já compram com você.

Agora que você sabe quais são as vantagens de usar um sistema de atendimento Whatsapp para o seu negócio, que tal conhecer um pouco mais sobre a nossa empresa, para que possamos te ajudar a agregar nos resultados?

Grande abraço e lhe esperamos no nosso próximo post!

Facebook
Pinterest
WhatsApp
Automação atendimento WhatsApp
Atenda 24h por dia, e conquiste melhores resultados em seu negócio com a nossa automação.
GRÁTIS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima