Entender o que é chatbot Whatsapp é muito importante para que consiga compreender se essa ferramenta pode ou não ser útil para o seu negócio.
Nem sempre você vai conseguir adequar a sua empresa, as ferramentas e entender o que significa chatbot Whatsapp vai te ajudar a saber se vale ou não implantá-la.
Vamos lá?
O que é o Chatbot Whatsapp?
O chatbot Whatsapp é conhecido por ser uma ferramenta ou programa que funciona como uma assistente virtual.
Neste caso, estamos falando de um robô automatizado, com diversas funcionalidades que podem ajudar o seu negócio.
Para começar a utilizá-lo é preciso integrá-lo ao Whatsapp Business e automatizar o atendimento.
Aprenda como criar um chatbot para whatsapp
- Usando a API do WhatsApp Business: A API do WhatsApp Business permite que as empresas desenvolvam soluções de chatbot personalizadas usando a plataforma do WhatsApp. Para usar a API, é necessário se inscrever como desenvolvedor e obter uma chave de autorização.
- Usando ferramentas de construção de chatbot: Existem ferramentas de construção de chatbot, como o Geobot, Chatbot.io, ManyChat, entre outras que permitem criar chatbots sem necessidade de codificação. Essas ferramentas geralmente oferecem modelos pré-construídos e permitem personalizar o chatbot de acordo com as necessidades da empresa.
- Usando plataformas de automação de conversa: Plataformas como o Dialogflow, Botkit, e Botpress, permitem criar chatbots personalizados usando uma linguagem de programação. É preciso ter conhecimentos de programação para usar essas plataformas.
- Contratando um desenvolvedor: Se você não tem conhecimentos técnicos, pode contratar um desenvolvedor para criar um chatbot personalizado usando a API do WhatsApp Business ou outras ferramentas de construção de chatbot.
Tenha em mente que, independentemente da abordagem escolhida, é importante testar e aperfeiçoar o chatbot antes de lançá-lo em produção, para garantir que ele esteja funcionando corretamente e fornecendo respostas úteis aos usuários.
Quais são as vantagens de utilizar o chatbot Whatsapp?
#1 – Melhora a presença digital:
Utilizando o chatbot Whatsapp você consegue fortalecer a sua marca no ambiente digital.
Já falamos neste post aqui, a importância do Whatsapp na vida das pessoas, utilizado por 99% da população brasileira.
Assim, se a sua empresa tiver um contato oficial a partir do Whatsapp, você terá um contato mais próximo com os seus clientes, se posicionando melhor no mundo digital.
#2 – Minimiza os custos:
Quando você escolhe uma empresa de qualidade para criar o seu chatbot, é natural que o seu negócio minimize os custos no atendimento.
Além disso, a demanda e a necessidade de ferramentas para minimizar custos deve ser avaliada também.
Normalmente, empresas que optam por um chatbot economizam em:
- Atendimento;
- Infraestrutura;
- Otimização para gerar cobranças a clientes;
- Investimento em novos aplicativos.
Portanto, vários processos empresariais são realizados com alta qualidade através da alternativa do chatbot.
Assim, no final, a empresa vai ter um custo bem menor, com uma estrutura menor, sem a necessidade de treinar uma equipe, por exemplo.
#3 – Automação de diversos processos:
A automação do processo gerado pelo chatbot Whatsapp ajuda muito a empresa a otimizar o atendimento.
Além de ser rápida, a ferramenta consegue padronizar todo o processo, tornando- se mais eficiente de acordo com a programação realizada nele.
Outro ponto muito importante é o fato de a automatização conseguir diminuir a chance de falhas humanas que, naturalmente, podem acontecer.
#4 – Maiores chances de escalar:
Através do chatbot Whatsapp você tem um atendimento disponível 24 horas, eliminando a fila de espera, tornando a comunicação ativa e interagindo com o cliente através de anúncios e divulgações.
Portanto, é possível atender muitos clientes, diminuindo o tráfego de usuários no SAC, onde haverá o atendimento humano.
Ou seja, os problemas mais simples nem ao mesmo chegam para a equipe humana.
Onde você pode utilizar o Chatbot Whatsapp?
#1 – Pós-venda:
Muitas empresas usam o Whatsapp como um meio de contato com o cliente para sanar dúvidas sobre um produto ou mesmo o prazo de entrega.
Além disso, a ferramenta é uma ótima oportunidade para medir a qualidade do serviço da empresa e como o cliente está considerando essa experiência de compra.
Utilizando o chatbot você consegue enviar dicas, de forma automática para o cliente, de como ele pode utilizar o produto para melhorar os resultados.
A partir destas dicas o cliente verá que você está de fato preocupado com ele e não quer apenas vender, gerando maior engajamento.
#2 – Qualificação de leads:
Outra maneira de utilizar o chatbot é criando perguntas para conhecer melhor os seus visitantes e assim, qualificar melhor os seus leads.
Além disso, essa é uma ótima maneira de conseguir educar o seu lead, tornando-o cliente.
Se você tem um ecommerce, inclusive, essa é uma ótima possibilidade, pois, o time de vendas, consegue mais rápido as informações conquistadas até o primeiro contato com o SAC.
#3 – Consegue gerenciar as vendas:
Através do chatbot os seus atendentes humanos conseguem realizar contatos simultâneos com os clientes, com a distribuição do atendimento para os agentes humanos no momento de converter as vendas.
É comum as grandes empresas necessitarem desse suporte, pois, convivem com um fluxo de mensagens muito grande durante o dia.
#4 – Oferece conteúdos úteis:
Além de focar em vendas, você consegue utilizar o chatbot como uma ótima ferramenta para guiar os seus leads dentro do funil e jornada de compra.
Para isso você pode oferecer ao seu cliente conteúdos que agreguem valor, gera engajamento e o ajude a escolher o melhor produto para resolver que problema está vivenciando.
Como começar a utilizar o chatbot Whatsapp na sua empresa?
#1 – Faça a sua solicitação de API:
A primeira coisa que você precisa fazer para começar a utilizar um chatbot Whatsapp é solicitar a API comercial para o Whatsapp.
O ideal é que você faça isso com a ajuda da empresa que irá criar o chatbot, pois ele sabe as melhores maneiras de obter essa licença.
Existe uma lista oficial de provedores que você pode buscar conhecer melhor.
De maneira geral, o Whatsapp vai avaliar os critérios para poder liberar a permissão de API.
Um dos critérios mais importantes é saber o porquê você quer um chatbot. Portanto, você precisa definir bem o objetivo do uso do chatbot.
Neste caso, o uso da ferramenta é para conseguir otimizar a experiência dos seus clientes atuais e futuros.
#2 – Crie os seus diálogos com o chatbot Whatsapp:
O segundo passo, após solicitar o API é construir os diálogos do seu chatbot para o Whatsapp.
Muitos empreendedores acham essa etapa até simples à primeira vista, mas, é preciso ter atenção nela.
Você precisa criar um diálogo estratégico, pensando nas melhores formas de atender as necessidades do seu cliente e conduzi-los a uma conversa compreensível.
O mais indicado nesse caso é começar com uma pergunta de partida, como: “qual é o problema do cliente?”
Você deve pensar também em quais formatos de comunicação serão oferecidos, como o envio de arquivos e áudios.
A linguagem precisa ser simples, a mais próxima possível da que falamos naturalmente.
Para conseguir preencher todas as questões, o ideal é que você deseja uma variedade de possibilidades de conversa com o cliente com base nas perguntas e respostas recebidas pelo bot.
Não esqueça que o cliente precisa ter uma experiência agradável no atendimento.
#3 – Finalize a configuração e comece a usar:
Por fim, depois do API autorizado e os diálogos já feitos, você precisa configurar a aplicação e começar a usar a ferramenta.
O ideal é escolher por um fornecedor de chatbot Whatsapp que seja referência no mercado.
Somente trabalhando com empresas de confiança que você vai garantir uma interface funcional para o cliente e o suporte necessário para auxiliar na implementação e problemas que podem acontecer.
Quais são os principais erros na implementação de chatbot WhatsApp e como evitá-los?
#1 – Você não sabe por que utilizar o chatbot Whatsapp:
Depois desse post, muitos empreendedores devem estar pensando: “vamos utilizar o chatbot Whatsapp”.
Entretanto, isso não quer dizer que eles têm um motivo para isso, eles só querem fazer parte do grupo de empresas bem sucedida, de alguma maneira.
É claro que isso é um grande erro, pois, é necessário saber o porquê a sua empresa precisa e qual é o caso de uso que vai envolver a integração.
Como você notou anteriormente, esse é um critério básico para que o Whatsapp libere o API para você.
Portanto, primeiro de tudo, entenda qual é a necessidade da sua empresa e se, de fato, o chatbot Whatsapp vai te ajudar.
#2 – Adapte a ferramenta a sua realidade:
Já mostramos aqui que o chatbot Whatsapp consegue facilitar muito a sua vida como empreendedor, mas, eles precisam ser adaptados a realidade de cada negócio.
Portanto, não adianta você ver uma empresa aplicando e querer aplicar também, sem entender o contexto do seu negócio.
Assim, antes de decidir usar essa ferramenta é importante considerar fatores como:
- O seu relacionamento com o cliente;
- Qual é o objetivo do projeto;
- A abertura de chat para contato humano;
- Qual é a demanda para atendimento humano no seu projeto.
Ou seja, mesmo que a ferramenta seja ótima em resolver alguns problemas, podem existir outros caminhos que podem agregar mais e você precisa saber quais são eles.
#3 – A sua empresa não tem visão de curto, médio e longo prazo:
Por oferecer algumas facilidades, é comum encontrar empresas que querem a implementação do chatbot com rapidez.
Mesmo que seja compreensível esse desejo, é necessário seguir diversas etapas para não ocorrer problemas depois.
Quanto mais cuidado tiver em cada uma das etapas, maior serão as chances de sucesso na hora de integração do bot.
O ideal é que você determine com a empresa contratada o que é fundamental existir em um curto espaço de tempo e o que pode esperar.
Ou seja, a ideia é programar com o básico e depois ir fracionando as entregas, para que as necessidades mais urgentes já sejam atendidas.
Logo, você consegue ter o seu bot no ar e ao longo do tempo inserir mais informações que irão integrá-lo.
#4 – Cuidar da manutenção do chatbot:
A manutenção do chatbot é fundamental depois que ele é implementado e você não tem como fugir disso.
Mesmo que você realize um longo planejamento e que tome todos os cuidados para implementar a ferramenta, é natural que ao longo do tempo novas demandas surgem, certo?
Neste caso, algumas alterações precisam ser feitas para que o problema seja solucionado.
Se você identificar a necessidade de retirar uma informação do chatbot ou mesmo incluir uma nova, com perguntas para o usuário, vai ser preciso a manutenção.
Entretanto, nada disso deve ser considerado um problema, mas sim como um processo de melhoria contínua.
Portanto, saiba que o chatbot Whatsapp não é uma ferramenta acabada e que além de ser natural, é considerado adequado fazer adaptações ao longo dos meses.
Assim, é importante que tenha sempre uma equipe de manutenção por perto para fazer essa curadoria e melhoria contínua.
Agora que você já sabe o que é chatbot Whatsapp, como ele pode ser aplicado no seu negócio e quais erros você precisa evitar cometer, está mais que na hora de começar a aplicar na sua empresa, certo?
Caso tenha alguma dificuldade sobre o assunto, deixe uma mensagem no espaço dos comentários para podermos lhe ajudar.
Grande abraço e te espero no próximo post!